Ultimas Postagens

26 de abr de 2012

CALOI 15 (1979) (bicicleta antiga)



Michel, um leitor deste blog, me mandou as fotos desta bela Caloi 15, ano 1979. 

Caloi 15: uma rara bicicleta
Ele conta que, certa vez, sua vizinha lhe ofereceu a Caloi 10 do finado marido, após realizar uma limpeza no sótão da casa.

Michel não se interessou muito, porque já possuía 3 bicicletas, incluindo uma Caloi Cruiser Light de 5 marchas, que pensava em reformar. 


Os detalhes da Caloi 15: decalques íntegros, peças sem oxidação
e com cromagem original, pintura original e o suporte de caramanhola.

Já propenso a negar a oferta, Michel foi ver a velha Caloi 10 do finado marido de sua vizinha. Ao chegar no local ficou "pasmo": era uma Caloi 15 em ótimo estado, com pintura e peças originais. 


Observem os detalhes: alavancas de troca de marchas e
até mesmo o prendedor de conduíte original


Michel se recordou que, quando era garoto, tinha uma Caloi 10 e quem era proprietário de uma 15 era o "bambambam". Em suas palavras:  

"... era a melhor bicicleta nacional do momento, pois naquela época não tinha essa de 18 e 21 marchas"


Selim com a marca Caloi

Michel aceitou a Caloi 15 da vizinha e a desmontou por completo, para limpá-la, engraxá-la e tirar a oxidação das peças cromadas. As fotos mostram o resultado dessa reforma.

Quando Michel me mandou essas fotos (no início de março/2012) sua intenção era vender a Caloi 15. Eu tentei convencê-lo a ficar com essa linda raridade, mas me dispus a anunciar a bicicleta no blog. 

Não falei mais com o Michel e não sei se ele desistiu da ideia ou se já conseguiu vendê-la. Mas quem quiser pode contatá-lo pelo e-mail abaixo. 

De qualquer maneira, a beleza e singularidade desta Caloi 15 já pode ser vista por todos.

E-mail do Michel: miniro@ig.com.br


* Fotos e fonte: Michel

* Sobre a restauração da minha Caloi 10 (1975 - ano estimado): http://viagensdepaulopom.blogspot.com/2011/04/bicicleta-antiga-caloi-10-1975.html

* Quem quiser pode fazer como o Michel, mande fotos de sua bicicleta clássica e uma breve história para meu 'e-mail' (paulorobertopom@gmail.com) que eu publico no blog.

10 comentários:

  1. Muito linda e muito rara mesmo, eu nunca tinha visto uma dessas. Faz até pena vender. Parabéns ao Michel.

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo. De fato, essa magrela é cheia de predicados. Li o blog quando o Michel procurou saber qual seria o ano da raridade, o que nem mesmo a Caloi soube informar, mas um dos amantes do ciclismo certificou tratar-se do ano de 1979. Tive uma do mesmo ano e modelo, porém amarela. Aliás, foi ótima companheira de pedaladas, circulei muito com ela pela região central, quando me serviu tanto para deslocamento ao trabalho como para a realização de tarefas nos cartórios e fóruns adjacentes ao Escritório, até que, quando eu trafegava pela Rua Major Diogo, deslizando na sarjeta do lado direito desta em direção à Rua Santo Antonio, um "mautorista" apressadinho num VW TL "furou" o semáforo da Rua São Domingos e colheu-me, lançando-nos uns dez metros adiante. Tive muita sorte, pois saí apenas com alguns arranhões na face, cotovelo e quadril. Quanto à magrela, uma pena, mesmo passando por especializada oficina da época (na Rua Barão do Triunfo), nunca mais foi a mesma, abateu-me imensa tristeza e acabei vendendo. Parabéns ao Michel e a você colega e amigo. Abraços. Luizinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prezado amigo, se ainda tiver fotos da sua Caloi, me envie que eu publico no blog

      Excluir
  3. linda bicicleta, ela já foi vendida? ah e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Dió, entre em contato com o proprietário da bicicleta no e-mail constante da postagem. Abs.

      Excluir
  4. amigo não consigo falar com michel, se tiver contato com ele, pede pra entrar em contato dr.eduardo2011@hotmail.com, quero falar urgente com ele abraço

    ResponderExcluir
  5. linda bike mesmo,acabei de adquirir uma caloi 15 ano 1979 e estou ancioso para pega-la e colocar pra rodar.Tenho 40 anos e quando era mais jovem já tive duas caloi 10 porém reformadas e desde então não as esqueci,ando de mtb no dia a dia mais me enche os olhos quando vejo uma caloi 10 antiga circulando pelas ruas de sampa.

    ResponderExcluir
  6. Amigos e amigas, tenho uma mesma caloi do Michel, e peço 500,00 apenas. Preço de crise.
    21 97606-6105.

    Abraços

    ResponderExcluir

Traduzido Por: Mais Template - Designed By