Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

domingo, 12 de janeiro de 2014

BICICLETA ANTIGA: NORMAN INGLESA - 1940


Apresento uma bicicleta inglesa, a NORMAN, da década de 1940, que pertence ao leitor desse blog, Geraldo Pedroso, que mora em Campinas-SP.


O Geraldo é um saudosista que gosta de carros e bicicletas antigas. A NORMAN foi comprada por ele em 2012, por R$ 350,00, num antiquário em Campinas e aos poucos foi sendo restaurada.


Na foto acima, é possível ver alguns detalhes frontais da bicicleta, como o suporte de farol original, que foi comprada na "feira de pulgas" em Lindoia-SP.


O Geraldo pesquisou as origens dessa bicicleta e descobriu que a fábrica da NORMAN foi fundada na Inglaterra, pelos irmãos Fred e Charles Norman. E quando eles se aposentaram, em 1961, resolveram fechar a fábrica, pois queriam preservar o nome da família e não transferi-la a estranhos.


Na verdade, a empresa Norman fabricava motos, ciclomotores e bicicletas e foi fundada logo após a primeira guerra mundial. O "Norman Cycles Club" (http://www.normanmotorcycles.org.uk/) conta muito mais sobre a história dessa companhia e lembra alguns modelos que foram fabricados.

A seguir, vejam algumas imagens de modelos de bicicleta NORMAN, obtidas num catálogo disponível no site acima mencionado (clique na imagem para ampliar):






Abaixo, a outra foto da parte dianteira da bicicleta NORMAN do nosso amigo Geraldo:


Abaixo, o detalhe do símbolo frontal da NORMAN e um parte do garfo e para-lamas onde se vê que a bicicleta foi minuciosamente filetada:


O detalhe do selim e da bolsa: 


E aqui as manoplas do guidom, feitas com madeira. Realmente uma bicicleta muito elegante!!


Agradeço muito o Geraldo pela colaboração em compartilhar conosco sua preciosidade. Para mais informações, seu e-mail: gepecejr@yahoo.com.br

E se você tem uma bicicleta antiga e quiser compartilhar com os leitores desse blog, me envie um e-mail (paulorobertopom@gmail.com), com fotos detalhadas e contando a história dela.

3 comentários:

  1. amigo eu descobri esta norman em nosso sitio e segundo meu pai seria do meu avo ....ela esta muito judiada sera que consigo restaurar ela ??

    ResponderExcluir
  2. se vc puder me ajudar ..silvio_junior1981@hotmail.com

    ResponderExcluir