Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

domingo, 25 de agosto de 2013

PASSEIO CICLÍSTICO WWF

Nas primeiras horas da manhã do domingo de 9 de junho de 2013, eu e minha bicicleta ganhávamos as ruas estreitas do centro de São Paulo, rumo ao Vale do Anhangabaú.


Poucos raios do Sol conseguiam penetrar pelas estreitas frinchas formadas pelas paredes dos antigos prédios. Uma brisa levemente fria, típica de final de outono, já batia no meu corpo.

Os prédios do Vale do Anhangabaú e o colorido da natureza.

Dessa vez, minha tarefa era ajudar como guia do Bike Anjo no passeio ciclístico da Virada Sustentável, promovido pela WWF (World Wild Found), uma ONG dedicada à proteção da natureza.


Com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e outros colaboradores, o passeio saiu às 9 da manhã, do Vale do Anhangabaú...

Na foto acima, eu sou o primeiro ciclista 
de colete laranja, ajudando a guiar o passeio
ciclístico promovido pela WWF
(Foto - Rachel Schein)
... e percorreu por cerca de 10 km as ruas do centro da cidade. Abaixo, os ciclistas pedalando pelo Elevado, conhecido por "Minhocão":



Cerca de 500 ciclistas que participaram do evento compuseram uma paisagem belíssima e incomum com os prédios históricos de São Paulo, diariamente importunados pelos veículos motorizados. Na foto abaixo, com o clássico Edifício Altino Arantes: 

O Edifício Altino Arantes (no fundo), inaugurado
em 1947, é o 3º mais alto da cidade, e o 5ºdo Brasil 

Na foto abaixo, o passeio prossegue pelo "Minhocão", tendo no fundo os clássicos Edifícios Itália (a esquerda) e Copan (a direita, em forma sinuosa):

O Ed. Itália (a esquerda) foi inaugurado em 1965
e é o 2º mais alto da cidade, com 151 metros.
O Ed. Copan, projetado por Oscar Niemayer,
foi inaugurado em  1966.



E durante o passeio, pude ver várias bicicletas inusitadas, como essa da foto ao lado. O ciclista montou um suporte para carregar outra bici acima dele.





O evento contou com aluguel de bicicletas, que foram transportadas ao Vale do Anhangabaú em carretas como essa abaixo:


O passeio terminou no mesmo local onde se iniciou - Vale do Anhangabaú - e contou com muitas famílias, crianças e iniciantes. 

Depois, segui para a Praça da República, para ver a tradicional feira de artesanato que tem todo o domingo. Era realmente o dia da bicicleta, porque meu passeio terminou com uma linda escultura:

Escultura feita por um artista na feira
de artesanato na Praça da República
Quer saber mais sobre o Bike Anjo? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário