Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

sexta-feira, 29 de março de 2013

CICLOVIAGEM LAGAMAR - Introdução

A natureza exuberante do Lagamar.
No final de maio/2012, a convite da operadora Expedição & Aventura, tive o privilégio de pedalar durante quatro dias pelas praias desertas do Lagamar, rodeado de restingas, manguezais, ilhas, morros isolados, vegetação nativa e um mar pulsante. 

Por isso, o blog Viagens de Paulo Pom vai contar a história dessa cicloviagem nos próximos meses, em 5 ou 6 capítulos. Espero que apreciem.

INTRODUÇÃO: O LAGAMAR

Espremida entre o movimentado porto paranaense de Paranaguá e as cobiçadas praias do sul do estado de São Paulo, o Complexo Estuarino-Lagunar, ou simplesmente Lagamar, é uma faixa de 200 km de extensão e com área de 6.000 quilômetros quadrados, situada entre os municípios de Iguape/SP e Paranaguá/PR.

O mapa da viagem pelo Lagamar
Fonte: revista Aventura & Ação nº 171, p. 71
O ecossistema exuberante da região, com uma vasta mata verdejante recortada por rios e braços de mar, está protegido por um mosaico de unidades de conservação, como o Parque Estadual (SP) da Ilha do Cardoso (constituído em 1962), o Parque Nacional de Superagui (criado em 1989, formado pela ilhas de Superagui, das Peças, Pinheiro, Pinheirinho, além do vale do Rio dos Patos e o Canal do Varadouro) e o Parque Estadual e a Estação Ecológica Ilha do Mel, esses dois últimos no Paraná.

Pedalando pela Ilha do Cardoso: praia deserta
Vivenciar essa fabulosa riqueza natural a bordo de uma bicicleta é a certeza viver experiências únicas e transcendentes. E foi com essa expectativa que eu e o fotógrafo Kauan Lima aceitamos, em maio de 2012, o convite feito por Sandro Ribas e João Gabriel, ambos da operadora Expedição & Aventura, para uma cicloviagem de quatro dias pelo Lagamar.

Da esquerda para direita: Sandro, Kauan, João e eu,
alegres depois de um dia de pedal pela Ilha do Cardoso

Acompanhem no próximo capítulo:

- o planejamento da viagem, a cidade de Cananeia-SP e a travessia para o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (SP).

Quem leva:  


 Expedição & Aventura

Visa integrar práticas esportivas para iniciantes ou mesmo para aventureiros mais experientes, promovendo passeios ou expedições de caiaque e bicicleta em diferentes roteiros. Trabalha com grupos pequenos de 4 a 12 pessoas e organiza viagens durante o ano inteiro. Ideal para quem está começando e não quer se preocupar com agendamentos e infraestrutura.



Um comentário:

  1. Parabens ao grupo. Uma aventura e tanto. Sou paulista resido atualmente em curitiba. arquiteto autor da ciclovia elevada como meio de integração intermodal no sistema coletivo de curitiba. Dirijo o Instituto Atmosfera2 onde atuo com projetos de ciclovias em paisagismo e urbanismo. Temos um projeto em desenvolvimento de apoio ao cicloturismo exatamente neste eixo entre Paranagua e Iguape. Gostaria de trocar informações a respeito visto da sua experiencia. Tenho demandas em sp onde estou com frequencia, meu facebook é /gilmardelimalima aguardo manifestaçao e possivel contato pelo que agradeço. www.gilmardelima.com.br

    ResponderExcluir