Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

domingo, 24 de março de 2013

ALEMÃ DURKOPP DIANA 1923 (BICICLETA ANTIGA)

Hoje apresento uma raridade, uma bicicleta antiga alemã DURKOPP DIANA, 1923, pertencente ao Marcio Cruz, de Divinópolis/MG.



Segundo Márcio, a DURKOPP DIANA é o símbolo das mais lindas bicicletas alemãs pré-guerra. Observem abaixo o  logo estampado em alto relevo no próprio quadro:


A coroa da DURKOPP DIANA é grande e repleta de detalhes:


Márcio disse que o freio dianteiro é conhecido como "limpa neve". O para-lama dianteiro acaba logo no garfo, como se vê na foto abaixo, que mostra ainda esse curioso freio "limpa neve":


Abaixo, o detalhe do garfo, todo trabalhado:


Márcio explicou que o guidom é conhecido como "guidom mocho", virado para baixo, com um sistema de trava de direção e regulagens para mais leve ou mais firme (fotos abaixo). Observem também a manopla de madeira e o manete do freio varão:



Talvez a peça que mais chama atenção nessa belíssima bicicleta seja o farol à vela de parafina. Na foto acima é possível perceber o perfil dessa peça preciosa, onde se vê buracos provavelmente para saída da fumaça e uma espécie de chapeuzinho. Vejam ainda as fotos abaixo:




Realmente algo extremamente raro. Outras peças impressionam não só pela raridade, mas também pelo seu estado de conservação, como o selim de couro:


Márcio afirmou que a bicicleta foi comprada na Áustria e está com a pintura original, sendo que assim a manterá.


Agradeço muito ao Márcio Cruz que voluntariamente me enviou um e-mail com fotos e informações para compartilhar com todos os leitores desse blog sua belíssima DURKOPP DIANA, 1923.


10 comentários:

  1. Olá Paulo Pom. Quanto tempo.. Parabéns pela postagem e ao dono pela bicicleta. Muito bonita, porém prefiro minha Philps rsrsrs. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Excelente o estado de conservação desta bicicleta, além do fato de ser histórica.

    Alguém poderia responder em qual ano ou década (aproximado), as marchas foram incorporadas nas bicis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Houveram muitas soluções para prover um sistema de troca de velocidades. Cada uma com sua peculiaridade. Por exemplo: ainda na primeira década do séc. XX, a empresa alemã Fichtel&Sachs, fabricante dos cubos traseiros contra-pedal, já dispunham de um modelo com 2 velocidades e freio contra pedal, tudo embutido. A marca francesa Hirondelle usava o recurso de 2 marchas externas mas sem comando: Pedalando para frente tem-se a relação normal, e pedalando para trás tem-se a redução de velocidade para enfrentar subidas.

      Excluir
  3. Realmente uma bike linda, muito bacana e bem conservada para seus 90 anos.
    Quanto aso pneus, pensando no que se usava na epoca, é provavel que ela usava um pneu cinza ou com faixa branca, o que eu entendo não ser facil encontrar hoje em dia. Mas ai colocar um pneu VERMELHO... (?)

    Gostei da lanterna, parece que ela tem um sistema de amortecimento na fixação. Estou certo?

    Abs Mox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comum das bicicletas do início do século XX era utilizar pneus brancos ou vermelhos. Os pneus pretos surgiram mais tarde.

      Excluir
  4. Uma peça ímpar e de valor histórico notável. Excelente Veterana, impressionante beleza e conservação do conjunto. Parabéns Paulo Pela postagem e reportagem e ao Márcio Cruz pelo esmero com essas jóias que possui em seu acervo.

    ResponderExcluir
  5. PNEU VERMELHO.....Minha Durkoop 1932 também possui pneus na cor vermelha, muito comum nos modelos mais "sofisticados" da época. ( RJMuller )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da gosto de ver uma bicicleta dessa dos anos 20/30 conservada . Eu ate entao so tinha visto uma bicicleta dessa com guidao mocho em fotos antigas da epoca . Parabens amigo nois amantes das antiguidades agradecem

      Excluir
  6. Hola buen dia! Soy Bonnie Lendewig de Venezuela. Necesito AYUDA HELP SOS. tengo una Duerkopp Diana 46a (Kardan) pero no tengo informacion sobre ella. Me podrian orientar por favor, necesito saber detalles de pintura de la bicicleta, etc.
    mi email es blendewig@yahoo.com

    ResponderExcluir