Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

sábado, 10 de novembro de 2012

CALOI 10 SPRINT. MAS QUE ANO?


Muitos leitores, apreciadores de bicicletas antigas, têm me enviado fotos e histórias de suas clássicas para serem contadas nesse blog. São várias preciosidades que estão na fila e aos poucos eu vou inserindo. Aos colaboradores, a quem sou muito grato, peço paciência.

A bicicleta antiga desse mês de novembro/2012 é essa belíssima CALOI SPRINT 10, pertencente a José Carlos Brondani, de Santa Maria/RS. 

José Carlos tem esse bicicleta há 23 anos e a adquiriu de outra pessoa em sua própria cidade. A pintura é original, assim como todas as peças, com exceção dos pedais que precisaram ser trocados.  


Nosso amigo quer saber qual ano aproximado dessa bicicleta. Segundo o leitor Airton, todas as bicicletas da marca Caloi 10 possuem o mês e ano de fabricação gravado na parte de trás do manete de freio auxiliar. 

Além desse macete, resolvi ir atrás de informações e encontrei um ótimo histórico dos modelos de Caloi 10 no blog "Oficina das Clássicas", que vou resumir a seguir (no site, informado no final, tem muito mais detalhes):

Caloi 10 Standart (1972/1990) - com peças importadas até 1983; depois, até o modelo de  1990, a qualidade da bicicleta era muito inferior àqueles dos anos 1970 e começo de 1980.

Caloi DEZ (1974/1975) - o decalque do quadro vinha com a escrita "DEZ" (deve ser um modelo raríssimo hoje em dia).

Caloi Sportíssima (1976/1978) - com peças melhores do que o modelo 'standart', custava o dobro.

Caloi 18 Titanium (1978/1979) - utilizadas pela equipe Caloi na época.

Caloi Sprint (1979/1988) - modelo mais básico e barato da Caloi 10 lançado para conter avanço das Monark 10.

Caloi 10 Racer (1978/1979) - rara versão.

Caloi 10 Profissional (1978) - usado pela equipe Caloi.

Caloi 15 (1978/1979) - mesmas peças da Caloi 10, mas com o pé de vela triplo. 

Caloi Sprint RT - modelo dos anos 80 já toda nacionalizada, com câmbios Dimosil nacionais.

Caloi 10 Concorde (1988) - toda nacional e com pedais de plástico. 

Caloi 10 Triathlon (1985) - bicicleta importada produzida pela SunTour japonesa, apenas recebia os adesivos Caloi no Brasil.

Caloi 12 (1989/1995) - modelo de despedida dessa bicicleta, último estágio evolutivo dos quadros de aço da marca Caloi; tinha ótimos componentes.

Caloi 12 Super Italy (1995/1997) - com quadro e garfo da marca Gipimemme Italy, que rivalizava com a Campagnolo; uma bicicleta semi profissional que apenas recebia o nome Caloi no quadro. 

Caloi Villa (1992/1994) - bicicleta pouco conhecida, com guidão reto, sendo uma híbrida.   

Caloi Eddy Merckx (anos 1990) - feita pela empresa belga Eddy Merckx, que se associou a Caloi; era uma bicicleta de corrida. 



Voltando à bicicleta do leitor José Carlos, o histórico acima indica que ela deve ter sido fabricada no início dos anos 1980. Alguém mais ajuda?

Na foto acima, percebe-se o clássico sistema de trocas de marchas da Caloi 10, que marcou uma época.


Na foto acima, percebe-se o antigo sistema de freio traseiro. 

Eu me recordo que quando eu pedalava com minha antiga Caloi 10 (hoje restaurada) na chuva, eu ela ficava sem freio... era uma aventura!!

Agradeço muito ao José Carlos Brondani pelas fotos e pela autorização de publicação e quem quiser contatá-lo, pode escrever para: jcbrondani@gmail.com

E se você quiser ver a sua antiga nesse blog, me escreva: paulorobertopom@gmail.com


Fonte: 

Blog Oficina das Clássicas:

Veja mais:

Caloi 10, mas que ano?

Restauração da minha Caloi 10 - 1975

Caloi 10 Sportíssima 1976

Linda Caloi 15

Caloi Ceci

Caloi Ceci - restauração 

4 comentários:

  1. A caloi 10 foi a melhor bicicleta que eu pedalei até hoje. Eu tenho duas. Uma de 2014 e outra de 1980!!!

    ResponderExcluir
  2. Duvida. Tem o macete do mes e ano nos manetes de freio, tem tambem o numero de serie do quadro (a minha: 41555). Ok, mas e se os manetes ja foram trocados e nao sao mais do mesmo conjunto?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma 1980 Super original, sómente os pneus foram trocados ! Confere o ano de fabricação no verso do manete dos freios auxiliares, no caso no da minha esta - 07/80.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma 1980 Super original, sómente os pneus foram trocados ! Confere o ano de fabricação no verso do manete dos freios auxiliares, no caso no da minha esta - 07/80.

    ResponderExcluir