Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

BICICLETA ANTIGA - MONARK MONARETA DOBRAMATIC


A bicicleta antiga que vou apresentar nessa postagem é uma raridade em vários aspectos. 

Primeiro pelo modelo: uma MONARK MONARETA DOBRAMATIC aro 20.



Segundo pelo seu estado de conservação: muito original e em perfeitas condições.

Observem na foto ao lado o bagageiro, o refletor traseiro e o selim com a marca Monark.

Terceiro: essa bicicleta não faz parte de uma coleção ou de um museu.

Ela continua ganhando as ruas de SP e pertente a Patrícia Barretos, que a apelidou de "Elvira".


Eu encontrei a Patrícia e sua Dobramatic "Elvira" na bicicletada de junho/2012 e logo pedi para fazer fotos. Depois, um novo encontro na bicicletada de agosto/2012.


A foto acima mostra o antigo sistema de freio: uma mistura de cabo de aço (na parte superior) com varão (na parte inferior).

Abaixo, observem a localização do freio traseiro, sob a ultima estrutura do quadro, e o cabo de aço chegando na ponta do freio:


A bicicleta está muito impecável; a inscrição original "Monark" e os detalhes do selim estão intactos.




A Monareta marcou uma geração: vejam o detalhe filetado no paralamas. Abaixo, a buzina, o manete original e a pequena trava no guidão para regular sua altura.




A Patrícia usa com freqüência sua Elvira; lembro-me dela na bicicletada de junho/2012, se esforçando para subir uma ladeira, afinal sua Monark não tem marchas. 


Não sei precisar o ano dessa Monareta (quem ajuda?), mas esses modelos  começaram a ser fabricados na década de 1960 e foram até o final dos anos 1980. Pelo  anúncio acima, pode-se presumir que a "Elvira" foi fabricada por volta de 1973.


A grande sacada dessa bicicleta é a possibilidade de dobrá-la. Como se vê as bicicletas dobráveis em moda nos dias de hoje não são novidade.




Agradeço a Patrícia por ter permitido sacar essas fotos e por ter compartilhado sua Monareta Dobramatic com todos nós.

Vejam a bicicleta que eu encontrei a Patrícia:
http://viagensdepaulopom.blogspot.com.br/2012/08/o-dia-em-que-bicicletada-ocupou-templo.html

Mais bicicletas antigas: Caloi berlineta aro 20 e outras
http://viagensdepaulopom.blogspot.com.br/2011/06/bicicletas-antigas-diversas.html

Caloi berlineta aro 20, 1972, restaurada:
http://viagensdepaulopom.blogspot.com.br/2012/08/bicicletas-antigas-caloi.html

41 comentários:

  1. belissima bicicleta, tenho algumas monaretas, uma dobramatic tropical igualzinha a esta (ano 1978) só que azul. fantástica bike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato amigo, se quiser enviar algumas fotos para o blog, só contatar: paulorobertopom@gmail.com

      Excluir
    2. TIVE UMA BARRA CIRCULAR COM AS CORES E ADEVIVOS IDENTICOS A ESSA MONARETA, ELA DEVE SER A LINHA TROPICAL DE 1979

      Excluir
    3. HOLA, MUY BUEN BLOG, SI TE INTERESA O A ALGUIEN LE INTERESA QUE PASE POR ESTE BLOG, SOMOS RESTAURADORES Y TENEMOS NUESTRA PAGINA PARA QUE VEAN, VIVIMOS EN BUENOS AIRES PERO SOMOS URUGUAYOS. LES DEJAMOS LA PAGINA https://www.facebook.com/tuningBicicletasPlegablesYMas

      Excluir
  2. Parabéns Paulo, muito legal seu blog.Quando puder de uma olhada no meu blog sobre restauração. alexbicicletasantigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu tive uma vermelha ano provável de 84... sempre fico de te mandar fotos das bikes que tive e da minha ceci azul atual decada de 80 mas nunca sobra um tempinho... assim que der mandarei... abraço...
    SCPS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila obrigado por ler o blog, manda sim as fotos que eu publico com prazer. Obrigado Ah, manda para o meu e-mail: paulorobertopom@gmail.com

      Excluir
  4. Muito legal a matéria Paulo! Fiquei sabendo mais sobre minha própria bike. Segundo o cara que me vendeu , ela é de 1978.
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Patrícia... sua bicicleta tem sido super elogiada. Beijos

      Excluir
  5. MUITO LEGAL SUA BIKES TENHO 2 MONARETAS TBM..

    ResponderExcluir
  6. As dobramatic Monark de 1960 até 1977 eram com freio no pedal. Só começaram a fabricar com freios de mão na segunda quinzena de 1977, imitando a Caloi. Tive uma 1970 cor verde bandeira, linda.... arrependi de ter dado pro meu sobrinho que trocou a mesma por um video game.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tenho uma Monark dobrável tropical igual a da Patricia. A minha é vermelha. lindona. Fiquei feliz ao ler a matéria com a Patrícia. Abraço,
    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi REgina, manda fotos da sua dobrável para o meu e-mail que eu publico no blog,como fiz com a Patrícia. (paulorobertopom@gmail.com)

      Excluir
  8. tenho uma dobrável ano 72 cor laranja linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manda fotos da sua dobrável para o meu e-mail que eu publico no blog(paulorobertopom@gmail.com)

      Excluir
  9. tenho uma 78 em otimo estado de conservação todas as peças originais de fabrica dela mesmo e não restaurada, desde as cameras de ar até a pintura só troquei a graxa dos rolamentos achei em um galpaõ pendurada e comprei de uma senhora de 72 anos c quiser t mando fotos! abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, obrigado por ler o blog. Manda fotos da sua dobrável para o meu e-mail que eu publico no blog (paulorobertopom@gmail.com)

      abraços

      Excluir
  10. tenho uma, nao e dobravel. nao queria mais preciso vende la. dourada com para lama cinza,precisa de restauraçao.possui todos os acessorios + para barro branco escrito monark. quem quiser mando fotos.450;00.luiz 02125781318

    ResponderExcluir
  11. muito chique, tenho saldade dessas magrélas.

    ResponderExcluir
  12. procuro uma pra comprar pro meu filho. Ponta grossa pr. 042 99952210 ou 42 32350319 se puder me ajudar. Anderson

    ResponderExcluir
  13. O ano aproximado das Monaretas, se não tiver mais os adesivos originais, dá pra definir da seguinte forma:
    - Paralamas meio "quadrados" com certeza é até 1978, independente do modelo (este ai é arredondado, então é de 79 pra cima).
    - Quadro - A Monareta teve 5 modelos de quadro, tipo Olé 70, produzido entre 68 e 70, este modelo que está acima na propaganda com o bagageiro quadrado, produzido entre 71 e 73, depois este quadro da matéria que foi produzido entre 74 à 81. Em 82 mudou o modelo, o qual foi até 89, quando a Monareta deixou de ser produzida.Na década de 80 foi produzida a Monareta Kross II, a qual tinha um quadro diferente, sendo muito rara. Tivemos no decorrer deste tempo outras variações da Monareta, tais como: Monareta Gemini, que era desmontável, Monareta Kross, Monareta Fantástica. A Dobramátic era dobrável e uma opção praticamente em todos os modelos, exceto no tipo Olé 70, que tinha o modelo desmontável Gemini.

    ResponderExcluir
  14. Tenho uma do ano de 1984, dobramatic; originalmente era verde, mas a reformei e coloquei nas cores azul e branco. Completando o perfeito comentário do anônimo de cima, falta dizer o quão bom e gostoso é pedalar uma bicicleta dessa e o sucesso que ela faz nas ruas. Além do fato de ela ser linda, óbvio. Acho os modelos de 74 a 81, e 82 a 89 os mais bonitos da monareta. Quando você vê as peças da bicicleta percebe a qualidade que as bicicletas antigas tinham em realação as de hoje. Principalmente a Monark, que fez a cabeça de gerações...na minha opinião, as bicicletas da Monark sempre foram melhores que as da Caloi, pena que hoje a Monark não invista mais em marketing, mas pelo menos ainda continua em atividade e não foi vendida como a Caloi.

    ResponderExcluir
  15. itamar DF, hj encontrei um quadro de uma monareta dobramatic azul num sitio o velhinho me deu e disse esta é 1973, pode levar pra vc. imagina a alegria !!! tive uma vermelha não era dobrável, montá-la e quando tiver pronta envio-lhe fotos. itamarbritto@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Ola estou finalizando a restauração de duas tropical igual a das fotos só não é dobramatic.Procurei deixa-las o maximo de original abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá, estou restaurando uma Monareta 1980 azul. Alguém sabe o nome do tom de azul utilizado originalmente nestas bikes?

    valeu

    rodrigo.luis.rocha@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. boa noite sou gilson se a tal monareta elvira é original ela é do ano 1979 pois o adesivo listrado de tal forma é desse ano o sistema dobravel era opcional

    ResponderExcluir
  19. boa noite sou gilson se a tal monareta elvira é original ela é do ano 1979 pois o adesivo listrado de tal forma é desse ano o sistema dobravel era opcional

    ResponderExcluir
  20. conprei uma monark desmontavel antiga gostaria de saber o ano pois nunca vi este modelo

    ResponderExcluir
  21. ue tenho uma monareta dessa verde gosto muinto

    ResponderExcluir
  22. Olá, pode-se verificar o ano de fabricação no chassi. Até 1979 o primeiro número equivale ao ano, por exemplo: Se iniciar com 7 o ano é 1977.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. darrrr ai eutenho uma kue comeca com numero 40

      Excluir
  23. Paz para todos, gostaria muito em adquirir uma BICICLETA MONARETA VERDE CLARA ANO 1969, ORIGINAL DE PREFERÊNCIA COM NOTA FISCAL, gostaria tb que os DOUTORES EM MONARETA me dessem dica das características da monareta deste ano. att Tadeu Barcellos

    ResponderExcluir
  24. Adorei o blog, recentemente encontrei uma cici jogada nos fundos da garagem da minha avó, para minha sorte hehe Vou mandar arrumar os pneus, lubrificar correia e etc, porém está faltando um pedal, um freio, e a cestinha, algum dica de onde posso encontrar estas peças?

    ResponderExcluir
  25. Moro em Macapá. E tenho uma monareta. Que gosto muito.passeio pela ruas com ela fazendo. O maior sucesso. Com ela.

    ResponderExcluir
  26. tenho apenas 15 monaretas aro 20 e aro 14infantil so paixao tenho 69 72 73 74 75 78 82

    ResponderExcluir
  27. Muito bonitas essas bike acabei de montar uma 82 fico show,mas não consigo postar foto no blog...

    ResponderExcluir
  28. Muito bonitas essas bike acabei de montar uma 82 fico show,mas não consigo postar foto no blog...

    ResponderExcluir