Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O DIA EM QUE A BICICLETADA OCUPOU TEMPLO BURGUÊS



29/jun./2012
São Paulo/SP

300 bicicletas
ocupam templo da burguesia paulistana:
o Shopping JK









Se eu fosse dono de um jornal, essa seria a manchete da primeira página.

Naquele dia 29/jun./2012, enquanto subia de bicicleta a rua Augusta, do Centro à Av. Paulista, eu estava decidido a não pedalar na bicicletada. Estava cansado, tinha acordado às 5:30 da manhã para jogar bola e trabalhado o dia todo.

Bicicleta antiga dobrável Monark Dobramatic
pertence à Patrícia, da Bicicletada

Chegando na concentração (Pça. do Ciclista - Paulista com Consolação), me deparei com essa bela bicicleta antiga (foto acima), uma Monark Dobramatic, da década de 80, que será tema de postagem própria.

Aos poucos fui contagiado pelo clima da bicicletada, que estava completando 10 anos na cidade. E quando percebi, já estava com a massa, pedalando pela Av. Paulista.

No meio do caminho, encontrei meu amigo Odir, que também é membro do Bike Anjo. Ele me disse que a massa estava indo para o Shopping JK, mais um daqueles empreendimentos de luxo visando o consumo de supérfluos e de futilidades, que reforça ainda mais a abissal desigualdade da nossa sociedade. 


Chegando ao shopping, me deparei novamente com o Odir, que estava parado no meio da rua, junto com outros ciclistas, desviando a massa para uma entrada à direita. Quando passei, ele me olhou com um sorriso zombeteiro e eu não entendi o que estava acontecendo.

Mas logo percebi: eu e mais uma infinidade de ciclistas estávamos descendo a rampa do estacionamento do shopping JK.

No estacionamento do JK só autos de luxo...
... e também a massa crítica de ciclistas.

A bicicletada foi entrando em ritmo de passeio e, sem se intimidar, circulava pelos carros de luxo estacionados. A emoção contagiou a massa: alguns participantes gritavam loucamente, outros riam sem parar; muitos estavam fantasiados, alguns de trajes caipiras; ouvia-se o som de cornetas, de buzinas de caminhão instaladas em bicicletas   e os "blim-blins" das campainhas de guidão; várias fotos eram sacadas; enfim foi uma comoção total, uma histeria.


Os seguranças do empreendimento nada puderam fazer, apenas olhavam sem acreditar.


Os frequentadores do shopping tiravam fotos e se divertiam; ninguém quis sair com seu carro naquele momento.


Fotos acima e abaixo: "Mais bicicletas!! Menos carros!!", tradicional grito da bicicletada. 




Quando sentiu que o recado havia sido dado, a bicicletada foi deixando espontaneamente as dependências daquele centro de consumo. E os seguranças continuavam boquiabertos, só observando...


A rampa de acesso e saída do shopping: 
dessa vez, só para as bicicletas

Esse shopping foi inaugurado irregularmente, pois não concluiu totalmente as obras viárias de desafogamento do trânsito exigidas pela Prefeitura, como a passarela para ligar a ciclovia da Marginal Pinheiros ao Pq. do Povo, além de um viaduto. Ademais, algumas de suas luxuosas lojas foram autuadas pelo Procon; uma delas porque vendia produtos com preço em euro, sem conversão para o real (cretinice, pensam que estão na Europa?). Vejam a matéria no jornal:

O Estado de S. Paulo, C8, 29/jun/2012

E assim, a bicicletada comemorou com honras os seus 10 anos de existência na cidade de S. Paulo.

Bicicletada deixa o templo do consumo burguês


Para saber mais sobre a Bicicletada: 


8 comentários:

  1. Oi Paulo! Que legal ver minha Elvira, a Monark Dobramatic, no seu blog!
    Este dia da Bicicletada foi especial mesmo.
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, legal que vc escreveu, obrigado. Só fiz uma breve menção da "Elvira", ela terá em setembro uma postagem especial, com todas as fotos que eu fiz. Beijos e obrigado

      Excluir
    2. oi eu sou o kaio e tenho uma monareta aro 14 tenho umas foto dela no meu orkut se enteresa da uma olhada la kaio_vzp@hotmail.com

      Excluir
    3. oi kaio, manda as fotos da usa monareta para meu e-mail que eu publico no blog.
      abs paulorobertopom@gmail.com

      Excluir
  2. Quero restaura uma Monareta mas st querendo saber o ano

    ResponderExcluir
  3. Quero restaura uma Monareta mas st querendo saber o ano

    ResponderExcluir
  4. Paulo,legal a reportagem, tenho 51 anos e na minha infância era a monareta, a berlineta e a formula C que estavam na moda. Atualmente tenho algumas bikes e por conhecidencia estou restaurando uma monareta. Um abraco.

    ResponderExcluir
  5. Paulo,legal a reportagem, tenho 51 anos e na minha infância era a monareta, a berlineta e a formula C que estavam na moda. Atualmente tenho algumas bikes e por conhecidencia estou restaurando uma monareta. Um abraco.

    ResponderExcluir