Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

quinta-feira, 14 de junho de 2012

BIKE ANJO e MEIO AMBIENTE


Em 8/fev./2012 (uma quarta-feira) participei de um atendimento especial do Bike Anjo: 5 anjos acompanharam um grupo de 10 pessoas da empresa Unilever, que estavam trabalhando num projeto sócio ambiental. 

O pessoal do passeio (foto JP)

O passeio recebeu o nome de "Pedalada Cultural em S. Paulo" e o roteiro, que se concentrou nos bairros da Vila Madalena (parte baixa) e Jardins, foi cuidadosamente preparado pelo bike anjo JP (João Paulo). 

Pelas ruas do bairro Vila Madalena

Considerado nível fácil, o roteiro se iniciou no Hotel Unique, próximo ao parque do Ibirapuera e passou pelo Museu Brasileiro da Escultura (MuBE),  Praça Gastão Vidigal, Beco do Aprendiz  e Museu da Casa Brasileira.

Painel do Museu Brasileiro da Escultura (foto JP)

 Interior do Museu Brasileiro da Escultura (foto JP)

Parte de fora do Museu Brasileiro da Escultura

O ponto alto do passeio foi o Museu da Casa Brasileira. Primeiro, pela excelente acomodação oferecida para nossas bicicletas:

Museu da Casa Brasileira

Local para guardar bicicletas
no Museu da Casa Brasileira (foto JP)
 
Sem dificuldades, o grupo acomodou suas bicicletas

Visitamos a exposição "Ameaçados - lugares em risco no século 21", do fotógrafo Érico Hiller, onde pudemos ver registros de cinco lugares no mundo que passam por tensão ambiental por conta das ações do homem:

Clique para ampliar: Mata Atlântica (Brasil), Groenlândia,
Mt. Kilimanjaro (Tanzânia), Etiópia, Maldivas

A exposição de Érico Hiller estava repleta de belas e impressionantes fotos. Confira algumas delas:

Desenho do Mt. Kilimanjaro (Tanzânia)

O Mt. Kilimanjaro é um vulcão adormecido situado na Tanzânia, com 5.895 m. de altitude. Em razão das mudanças climáticas, a mais alta elevação da África está perdendo gradualmente sua cobertura de gelo. Na foto, um aluno desenha a montanha para seus colegas de escola; talvez o gelo do topo não seja mais visto pelas futuras gerações.

Cachoeira na base do Mt. Kilimanjaro: até quando?

A cobertura gelada do Mt. Kilimanjaro é responsável pelas cachoeiras e cursos de água na base da montanha. Sem o gelo do topo, a vida na base mudará completamente. Na foto acima, sacada no inverno, garotos aproveitam para nadar numa  das cachoeiras; no entanto, anos atrás, o inverno era rigoroso e exigia roupas pesadas.

Maldivas e o lixo no lado não turístico.

As Maldivas (foto acima) são conhecidas pelas suas belezas e pelo seu turismo de luxo. Mas o lixo do turismo não pode aparecer para o turista, daí restos de comida, produtos químicos, plástico, baterias etc. serem levados para uma outra região do país - Thilafushi. Para piorar, a ilha é um dos lugares mais baixos do mundo: apenas 1,5 metro acima do nível do mar. Por conta das mudanças climáticas, poderá se tornar "um Estado sem território".


A questão do derretimento do gelo e do aumento do oceano é grave. Só para ter uma ideia, o gelo derretido no planeta entre 2003/2010, proveniente das calotas, das geleiras, da Groenlândia e da Antártida (cerca de 4.100k2) poderia encobrir completamente o território dos EUA com 1,5 metro de água. O volume perdido corresponde a 82 mil vezes a quantidade de água existente no Lago Paranoá, em Brasília (1)


O passeio foi muito bom: além do pedal e da convivência com novos amigos, tivemos contato com o lado cultural de São Paulo.
foto JP

Museu Brasileiro da Escultura (MuBE):
http://mube.art.br/

Museu da Casa Brasileira: Av. Brig. Faria Lima, 2705 (próximo ao metrô Faria Lima) http://www.mcb.sp.gov.br/

Mais fotos do passeio:

Mais sobre BIKE ANJO:

(1) Dados publicados na revista "Science", segundo o sítio eletrônico "Ambiente Brasil", de 9/2/2012 (http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2012/02/09/79925-gelo-derretido-entre-2003-e-2010-poderia-inundar-os-eua-diz-estudo.html)




Nenhum comentário:

Postar um comentário