Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

domingo, 17 de junho de 2012

11º ENCONTRO NACIONAL DE CICLOTURISMO - COMO FOI...



No feriado de 7/10 de junho de 2012, o Clube de Cicloturismo do Brasil realizou o 11º Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, no Espaço Araucária, na Serra da Mantiqueira, na região de Campos do Jordão/SP.


Participaram do evento cerca de 100 pessoas, que puderam curtir o visual serrano da região, com exuberantes araucárias. 




A chuva dos primeiros dias não chegou atrapalhar os passeios pelas estradas rurais da região. 


Família do Carlos Beppler pedala unida


É verdade que fez um friozinho, mas nada que pudesse esfriar os ânimos dos participantes, da equipe do Clube e do pessoal Espaço Araucária. O frio só ajudou para dar um charme a mais à paisagem de montanha.

Primeiros raios de Sol aquecendo o camping


A noite, quando o frio apertava, o pessoal se aquecia nas palestras, ouvindo histórias de quem pedalou pela Amazônia (Fábio FES), pela Noruega (Aurélio) ou de quem deu a volta ao mundo (Danilo). E depois das palestras, vinham as cantorias, ao som do violão do amigo Fábio "Muito Doido" (foto abaixo). 



No sábado (9/6), o sol apareceu e houve um passeio coletivo até a cidade de Campos do Jordão, devidamente guiado pela equipe do Clube de Cicloturismo.

Walter e eu participando da equipe de
guias do passeio coletivo
(Foto Jorge Blanquer)

No sábado, o Sol se espalhou pelas estradas
e secou as poças de água dos caminhos.

Parada para agrupar os pedalantes



As duas fotos acima, cenas da cidade de Campos do Jordão, próximo ao teleférico. O número de turistas nos impressionou, mas eles também se impressionaram quando viram dezenas e dezenas de bicicletas.

No teleférico de Campos do Jordão...

... ciclistas se misturaram aos turistas
que esperavam o embarque numa longa fila.

Naquela agitação turística do teleférico, voltei ao tempo quando eu vi um carrinho de  empurrar crianças. Lembrei da minha infância, quando eu passava férias em Campos do Jordão com minha tia e primos de Santos. Naquela época, a cidade não era badalada e era divertido andar naqueles carrinhos:


Não era propriamente em fuscas rosas que
eu passeava na minha infância.


Mas nem tudo foi fácil; tive que enfrentar um grande desafio nesse evento. Na palestra sobre alimentação em viagens, da Eliana, alguns integrantes do Clube foram designados para preparar refeições em fogareiros. E minha missão foi macarrão com shitake e tomates secos.

Confesso a vocês: quando eu me vi na frente dos ingredientes e rodeado de gente na expectativa de ver o preparo, eu pensei: "que roubada eu me meti".

Aos poucos fui curtindo minha função de cozinheiro e tudo deu certo, exceto pela minha distração de ter colocado no shitake uma colher de sopa de sal, quando a receita recomendava uma colher de chá. Para amenizar o desastre, o macarrão foi feito sem sal.  

Bom dia!!
Café da manhã no Espaço Araucária 

Ao contrário do meu shitake, as refeições do Espaço Araucárias eram deliciosas e nutritivas, servidas num aconchegante refeitório (foto acima)
O colorido das árvores da Mantiqueira 


 Parte do Espaço Araucária 

Cozinha do Espaço Araucária


Apesar do cansaço e do meu shitake, esse foi o melhor Encontro de Cicloturismo que participei. Vou sentir saudades daqueles dias de frio e confraternização  


Veja mais fotos do evento (Jorge Blanquer):

4 comentários:

  1. Querido Paulo,

    Mesmo tendo participado do encontro, me rendo a beleza das fotos, a inteligencia da sequencia e a forma em que foi abordado o 11 Encontro ( pessoas, paisagens, instalações e eventos )

    Um abraço

    Roberto Cruz

    ResponderExcluir
  2. Que beleza, abs Valdecir

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Prof. Roberto e Valdecir pelos elogios e pela visitação ao blog. abração Paulo

    ResponderExcluir
  4. Belas fotos, parabéns!!
    Você não tinha me contado essa história do shitake...rs
    Bjos
    Audrey

    ResponderExcluir