Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

domingo, 20 de maio de 2012

BICICLETA ANTIGA - CALOI 10 SPORTÍSSIMA - 1976


Apesar de gostar muito de bicicletas antigas, não tenho condições de colecioná-las, além das duas que já possuo (Caloi 10 1975 e Phillips 1953). Mas admiro quem o faça e quem sabe um dia possamos construir algo como um museu ou um memorial de bicicletas aqui em S. Paulo. 

Uma das formas que eu encontrei para "colecionar" bicicletas clássicas e curiosas é por meio de fotografias. Assim, sempre que possível vou compartilhar algumas imagens e histórias de bicicletas antigas que vou encontrando por aí. 

A bicicleta abaixo é uma CALOI 10 SPORTÍSSIMA e pertence ao colega Darcio Herrero, que gentilmente me cedeu algumas fotos. 



Segundo relato de Cláudio Carlquist  (www.sampabikers.com.br/um-pouco-da-historia/), a Caloi 10 foi lançada em 1972 e o modelo 'Sportíssima' em 1975. Este último tinha algumas diferenças, como um quadro dotado de uma geometria mais curta e outros detalhes, como conduítes para passagem do cabo do freio traseiro, componentes de alumínio e blocagem nas rodas. Na época, a 'Sportíssima' custava quase o dobro da Caloi 10 'standard', sendo que ambas vinham em três tamanhos de quadros: 54, 56 e 58. 

O detalhe da 'Sportíssima" de Darcio

Darcio adquiriu essa bicicleta no Mercado Livre, de um segundo dono residente na cidade de Itu/SP. Sua intenção era restaurá-la, mas como a pintura é original e está em bom estado, ela será mantida e receberá um polimento. 

Os adesivos originais, segundo  Darcio, estão muito desbotados, motivo pelo qual ele pretende elaborar novos com ajuda do programa de computador Core Draw. Quem sabe em publicações futuras, explicamos um pouco como usar esse recurso da informática em restauração de clássicas.



Com exceção do selim (que foi adquirido na feira de antiguidades da Estação Luz, em S. Paulo), as demais peças são originais e receberão um tratamento de polimento, limpeza e cromagem, conforme a necessidade. Aliás, muito legal o adesivo acima, produzido na Zona Franca de Manaus.

Vamos aguardar fotos da 'Sportíssima' restaurada de Dárcio.

Veja outras postagens sobre Caloi 10 e outras desse gênero: 

Restauração da minha Caloi 10 - 1975

Caloi 10: que ano? 

Linda Caloi 15



6 comentários:

  1. Respostas
    1. Legal Paulo, se tiver fotos me manda: paulorobertpom@gmail.com

      Excluir
  2. eu tenho uma caloi modelo campeonissima 1965 foi comprada zero km em 14 de dezembro de 1965 , tenho a nota fisca guardada , e ainda está rodando .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Chica, vamos fazer uma postagem da sua bicicleta? podemos colocar fotos, a história dela e a nota fiscal. O que acha? me escreve: paulorobertopom@gmail.com

      Excluir
  3. Hoje ganhei uma bem parecida com essa sportissima so que o nome no adesivo esta escrito Mountain Bike e esta precisando de restauro total pois ficava no tempo , ta toda enferrujada e também esta faltando o trocador de marchas ,o restante das peças estão nela.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma dessa pra vender. Alguém interessa?

    ResponderExcluir