Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

sábado, 31 de março de 2012

BIKE ANJO


Você sabe o que são Bike Anjos?


São anjos ciclistas? Bicicleta com asas?


Na verdade, são ciclistas experientes e apaixonados pela bicicleta que ajudam pessoas que querem aprender a usar esse veículo na cidade com mais segurança.

De forma gratuita, esses anjos pedalinos mostram os melhores trajetos para se locomover, acompanham o ciclista iniciante em suas primeiras pedaladas e ensinam manutenção básica e medidas de segurança no trânsito.

E tem outras atividades, como por exemplo: 

Acompanhamentos para a Rota Marcia Prado (2011)

Oficina para aprender a pedalar - último domingo do mês, às 15hs., na Pça. Vegana (Paulista x Angélica)


Desde o ano passado, eu faço parte da equipe do Bike Anjo e pude fazer atendimentos pessoais e  ajudar na escolha de rotas mais seguras. Mas a melhor atividade que participei foi a Oficina Educativa, que rolou em 18/dez/2011, no Parque das Bicicletas, em SP: 


Vejam o vídeo: http://vimeo.com/34012054

E algumas fotos do evento:

Tenda do Bike Anjo na Oficina Educativa.

Dentre nossas tarefas, ensinamos adultos a pedalarem (na foto, o bike anjo JP)
Outro bike anjo ensinado adulto. 
Eu ajudei duas criancinhas (irmãs) a se
acostumarem sem as rodinhas.

No começo elas tiveram dificuldades...  

... mas passando carinho e orientações,
elas foram se adaptando. 
 
  
Eu também ajudei uma adulta...  

...mas ela estava super bem.  

Só precisou de algumas dicas, um pouco de confiança e já pedalou sozinha.  

Uma experiência não muito boa que eu tive foi uma moça que me pediu orientações para a compra de uma bicicleta e depois eu a acompanharia da sua casa ao trabalho. No entanto, houve aquele triste acidente na Av. Paulista, em S. Paulo, e, assustada, ela me mandou a seguinte mensagem:

Oi Paulo,
Tudo bem?
(...) Gostaria muito de saber mais sobre andar de bicicleta em São Paulo.
Fiquei muito chocada com a morte daquela ciclista na av. Paulista há umas semanas atrás e percebi que ainda não me sinto preparada para sair pedalando.
Acabei optando pelo carro, que comprei no mês passado.
(...) Mas não desisti, apenas adiei; mesmo não indo ao trabalho de bike, posso passear no parque.

Realmente aquilo que aconteceu trouxe traumas e tristezas para todos nós. De fato, a estrutura da cidade de SP ainda é ruim para ciclistas, por isso o caótico trânsito paulistano ganhou mais um carro, mais um emissor de poluição. 

De qualquer forma, os Bike Anjos acreditam em uma cidade melhor, com um trânsito mais seguro para as pessoas, por meio da educação e orientação.

Quer pedalar na cidade? Peça um Bike Anjo:

Um comentário:

  1. Muito bom esse projeto!!! estão de parabéns...

    abraço

    Daniel Loureiro
    http://www.meupedal.blogspot.com/

    ResponderExcluir