Bem-vindo viajantes

Bem-vindo viajantes! Esse blog tem como objetivo tornar público algumas questões, reflexões e vivências que tenho tido, daí o nome "Viagens de Paulo Pom". As postagens e discussões desse espaço envolverão os seguintes temas: meio ambiente, sustentabilidade, ciclismo e cicloturismo, montanhismo e vivência ao ar livre. Mas viagens por outros mundos também serão feitas...

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

BICICLETA ANTIGA - CALOI 10 (19...??) - QUE ANO??




Flavio Nunes Maciel, 36 anos, de Maringá/PR, acompanha este blog e me escreveu contando a história da sua Caloi 10, pedindo a ajuda dos demais colegas para descobrir o ano aproximado de sua bicicleta. 


Há dois anos atrás, um amigo de trabalho de Flávio recebeu uma ligação de um tio do interior de SP, comunicando-lhe  que tinha um presente para seu filho: uma Caloi 10 que estava guardada há tempos. 

Flávio e o amigo criaram expectativas sobre as reais condições da bicicleta, especulando que a Caloi 10 deveria estar boa situação, afinal o tio do interior não haveria de dar um presente em precárias condições.

Depois de alguns dias, uma transportadora bateu na casa do amigo de Flávio: dentro de uma caixa, estava esperada Caloi 10, de cor verde, toda original, inclusive os pneus, que estavam se desmanchando provavelmente devido a falta de uso.

Flávio ficou encantado quando viu a Caloi 10 na casa de seu amigo

Passado alguns meses, Flávio notou que o amigo havia encostado a bicicleta e sequer tinha trocado os pneus originais, a fim de preservar aquela raridade do ímpeto de molecagem do filho adolescente.

A originalidade das peças, incluindo o fixador de conduíte.
Parte frontal da bicicleta

Vendo aquela situação, Flávio questionou ao amigo se havia interesse em lhe vender a bicicleta. Mas a resposta foi negativa.

O tempo passou e Flávio esqueceu a Caloi 10 verde.

Em novembro/2011, aquele amigo procurou Flávio dizendo que havia mudado de ideia e queria vender a Caloi 10, pois o filho adolescente estava interessado numa bicicleta cross e não haveria espaço disponível para duas magrelas. 

A Caloi 10 verde, preterida pelo filho adolescente do amigo, foi muito bem recebida por Flávio.

O selim com a grafia "CALOI" 

 O detalhe do decalque impecável e da originalidade
do suporte de garrafa

A Caloi 10 foi encaminhada para uma revisão e limpeza numa bicicletaria de confiança. O mecânico ficou maravilhado com o estado de conservação da bicicleta, atestando que a pintura provavelmente era original. Após desmontá-la e lavar todos os seus rolamentos, constatou-se o desgaste das peças era mínimo, confirmando que aquela magrela era pouco rodada.



A plaqueta frontal e
o freio da marca "Dia-Compe"

Agora, Flávio vem tentando descobrir o provável ano de fabricação de sua bicicleta, mas nem o SAC da Caloi o ajudou após diversas trocas de e-mail e envio de fotos, etc. Vejam a resposta da Caloi:


Informamos que a bicicleta Caloi 10 é da década de 80. No entanto não podemos informar o ano exato de fabricação, naquele tempo não havia site, nem tão pouco a necessidade de tirar foto de todos os modelos, então se faziam comerciais ou alguns catálogos, ou simplesmente disponibilizávamos os produtos na loja sem qualquer tipo de comunicação.
Para conhecer os novos produtos as pessoas simplesmente visitavam as lojas para saber se haviam novidades. Sugerimos que o senhor busque no Google, pois com certeza irá encontrar algum proprietário, amante desse modelo. Ou até mesmo algum vídeo. De qualquer forma segue o link do nosso álbum no facebook: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.286893761336394.92353.225124177513353&type=3. (...)"  

A Caloi não foi capaz de estimar o ano de fabricação da bicicleta,
mesmo com a foto do número do quadro (294717).
Alguém ajuda?

Assim, sabendo que muitos conhecedores de bicicletas clássicas e admiradores das antigas Caloi 10 acessam esse blog, Flávio resolveu escrever para pedir ajuda aos amigos para que lhe fornecessem informações que pudessem elucidar o provável ano de fabricação de sua bicicleta.

Acredito que alguns detalhes, como o número do quadro, a cor da pintura, o estilo do decalque possam estimar o ano dessa bela bicicleta. 

Portanto, quem puder dar alguma informação ou quiser compartilhar seu conhecimento, pode publicar um comentário nessa postagem ou mandar um 'e-mail' para o Flávio:

flavio@onixcd.com.br

E quanto a Caloi 10, é só pedalar....




* Fotos e fonte: Flavio Nunes Maciel
* Sobre a restauração da minha Caloi 10 (1975 - ano estimado): http://viagensdepaulopom.blogspot.com/2011/04/bicicleta-antiga-caloi-10-1975.html
* Quem quiser pode fazer como o Flávio, mande fotos de sua bicicleta clássica e uma breve história para meu 'e-mail' (paulorobertopom@gmail.com) que eu publico no blog.

69 comentários:

  1. essa caloi é ano 1980

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo paulo pom tenho uma caloi 10 toda montada como uma caloi 700 spide asua bicicleta devesser do ano 1980 pois minha era do mesmo modelo que assua ese vc quiser pedalar mais longe e com mais frequencia vc deve fazer umas mudanças com prar peças shimano modelo 700 que vc nao vai se arrepender vlw

      Excluir
  2. Amigo,
    Tenho uma caloi 10 antiga ano 1981 a qual comprei Zero KM... muito parecida com esta verde. Acredito que pelo quadro, adesivos e pedivela o ano de fabricação esteja entre 1980 e 1982.
    OBS1: A C10 1979 tinha um selo no quadro o qual esta não possui.
    OBS2: os manetes auxiliares de freio (marca DIA COMPE) possuem o ano de fabricação gravados no lado interno (junto ao guidon), o qual ajuda a descobrir o ano da C10.
    Espero ter ajudado... abraço, Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Ia dizer o mesmo que o eromerobr!!! Uma forma efetiva é olhar na parte interna dos manetes auxiliares de freio. Tenho uma de 77 que descobri dessa forma.

    ResponderExcluir
  4. Verificando o manete pude constatar que a Bicicleta deve mesmo ser 1980.

    Obrigado a todos pelos comentários.

    Flavio

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei a minha e estou com esse mesmo problema, só que tem um porem. Os manetes auxiliares não tem numeração alguma, crendo que não são originais. Qual seria outra maneira de descobrir o ano da minha magrela ? o pouco de cor que resta nela é dourado, parece ser Original.

    ResponderExcluir
  6. Oi Lucas, pelo que eu sei nem todas as bicicletas daquela época tem numeração. O jeito é conversar com algum especialista e ver outros detalhes, como os decalquis e peças. Talvez ver quando a caloi lançou a cor dourada.O número do chassis da bicicleta não adianta. Enfim, é realmente difícil.
    abs

    ResponderExcluir
  7. Toda Caloi 10 tem o mês e ano de fabricação no descanso do freio e na mesa dia-compe logo abaixo do trocador de marcha, precisa soltar o parafuso e suspender um pouco a mesa. As Sprint 10 que a mesa é de aço é só no descanso. Espero ter ajudado. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito a minha e de 09/76, so falta descobrir o modelo

      Excluir
  8. Rapaz...... Esse seu blog é tudo de bom!!!!! Parabéns também ciclista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Sr. Caçador de Conhecimentos: Muito obrigado pelos elogios e por acompanhar o blog. Sinta-se a vontade para participar com o que desejar. abraços Paulo

      Excluir
    2. Tenho uma caloi 10 irman da sua iguasinha a sua e o ano dela e 85

      Excluir
  9. Muito obrigado... Acabei de descobrir o ano da minha recem adquirida c-10... 01/1976. Paguei R$150,00. Só faltam os prendedores do conduite de freio na barra horizontal, um parafuso no cambio suntour original... Acho que saí ganhando não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cesar, depois manda a fotos da sua bicicleta para meu email que eu publico no blog: paulorobertopom@gmail.com
      abraços
      paulo

      Excluir
  10. Parabens e este blog...
    Eu estou com o mesmo problema, ganhei uma C10, ja nao é original o quadro foi pintado de outras cores e quero restaurar, primeiro quero saber onde fica o numero do quadro, ja raspei a parte de baixo do pé de vela, nao achei, em todas as juntas tb nao.
    Alguem pode me ajudar?
    meu email é cesarpr64@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Cesar, o numero do quadro fica abaixo do movimento central. Eu já vi acontecer casos de C10 usadas em que se rasparam o numero do quadro. abraços Paulo

      Excluir
    2. paulo eu tenho uma caloi 10 e em cima do quadro no tubo superior tem 3 arruelas onde passam o cabo uma no inicio uma no meio outro no fim do quadro preciso reforma -la e nao sei o ano dela o quadro tem 54cm ok aguardo a resposta.

      Excluir
  11. Ah, já ia esquecendo achei este tutorial
    http://oficinadasclassicas.blogspot.com.br/2011/07/caloi-10-cronologia-atualizada-julho-de.html

    indica todas as caracteristicas dos modelos de Caloi10

    ResponderExcluir
  12. Estava lendo diversas matérias sobre Caloi 10 e me deparei com este blog. Recentemente resolvi vender minha caloi 10 que uso raramente para dar lugar a outra bicicleta moderna, com freio a disco etc. Não tenho noção do valor da minha Caloi, mais está em ótimo estado e todas as peças originais (Japonesas)Suntour Honor, freios ferradura, pneus, etc. Alguém pode me ajudar ou tem interesse na bike? Posso enviar fotos. hrm.boss@hotmail.com HUGO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, mande fotos de sua Caloi 10 que eu publico no blog. Abraços Paulo (paulorobertopom@gmail.com)

      Excluir
  13. vendo isso fui ver na minha sprinter q adquiri ha 3 semanas.. e vi que ta toda original com excessao dos pneus... ta feinha mas irei reformar.... pelo q vi na manete do freio... 10/1980 \o

    ResponderExcluir
  14. perai pessoal. pelos manetes, vamos descobrir qdo os manetes foram fabricados. o ideal seria um decodificador de chassi de quadros. fiquei impressionado com a resposta da caloi, que nem cogita fazer uma pesquisa ou levantamento para agradecer a nós, fieis consumidores e amantes da marca. aqui pergunto novamente: alguem entende esses numeros gravados nos quadros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Estenio: Uma vez fiquei sabendo que os números de chassis da Caloi são aleatórios, então não há qualquer correspondência entre a numeração e o ano. Mas isso eu fiquei sabendo de boca, não sei se é exatamente a realidade. Grato Paulo

      Excluir
  15. tambem tenho duas caloi 10 uma original e a outra mandei mexer em uma bicicletaria e dar uma modernizada

    ResponderExcluir
  16. adoro esse tipo de bike,gostaria de saber se uma dessas bem revisada aguentaria longas distancias

    ResponderExcluir
  17. Olá. consegui 2 caloi 10 dos anos 70, uma de quadro alto e outra baixo, uma tem todas as peças em aluminio e outra nem tanto, então descidi em restaurar uma como sportíssima, a de quadro alto. lembro que as cores eram perolizadas, ou algo parecido. alguem lembra as cores? Ah! este Blog é ótimo.

    ResponderExcluir
  18. Oi galera, valeu a dica tenho uma e nao sabia o ano, olhei no manete de freio e descobri que ela e 06/1977. Foi uma pinxinxa toda original.

    ResponderExcluir
  19. boa noite comprei uma caloi 10 e tem um ciclista(loja)perto da minha casa e ela tem mais de 40 anos esta na segunda geraçao e pelo numero do quadro ele me disse que e ano 1975 numero e 0003893 e é toda original estou restaurando.

    ResponderExcluir
  20. Dicas de onde conseguir o arquivo ou quem tem o adesivo. Estou restaurando uma caloi 10 identica esta sua.

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma igualzinha na cor prata, ela é de 1982, uso ela até hoje.

    ResponderExcluir
  22. Valeu pessoal,meu sogro ganhou uma C1o que estava encostada há anos num depósito de um amigo dele,identificamos a data no manete,ela é de 05/79.Valeu mesmo,estávamos curiosos em saber.

    ResponderExcluir
  23. eu soi do Asuncion Paraguay t tengo uma caloi 10 prata todo sountur ... eu no sei si es no 1979 o 1982

    ResponderExcluir
  24. Ivanildo eu tenho uma caloi barra forte super luxo datada de1979 a sua pode ser do mesmo ano mais detalis me liga 062 92855906

    ResponderExcluir
  25. hoje comprei um quadro de uma capeonissima 66 to dando risada sozinho

    ResponderExcluir
  26. Salve galera!
    Obrigado pelas dicas, descobri que minha amada "Magrela" de chassis nº 104843, que comprei em 2004 por R$100,00 nasceu em 08/1979.
    Abraços, Will

    ResponderExcluir
  27. Olá. Tenho também uma caloi 10 reformada. No meu caso, tive um problema com o novo cubo traseiro (shimano HB-RM40) Ao pedalar ele soltou do quadro. Não sei se, por ele ser de pressão, não é o ideal. Será que tem alguma peça, porca ou coisa parecida que resolva?

    ResponderExcluir
  28. ganhei uma do meu vizinho ela é meio cinza com adesivos pretos. enfim estou comprando agora todas as peças originais para deixá-la o mais parecida possível da original, vou pinta-la de preto brilhante. isso atrapalha depois a comercialização?

    ResponderExcluir
  29. ola gostei muito do blog ....tenho uma duvida rsrrsr tenho uma caloi 10 com numero...011013.. qual seria seu ano de fabricacao?cor preta parecida com a verdinha obrigado parabems....

    ResponderExcluir
  30. Paguei 250,00. de original, tenho o quadro, quidão, manetes e mesa. Pelas informações dos colegas, na minha mesa tenho tem uma bolinha contendo dentro um 77 e um 8, e mais abaixo um Japan. Pelo que entendi, Made in Japan ,Mês 08 e Ano 1977 confere??

    ResponderExcluir
  31. Tenho uma C10 que estou restaurando, nao vendo nen troco, estou trocando os cubos de esferas por cubos de rolamento e caixa central por caixa de rolamento, cambio shimano. vai ficar show de bola.

    ResponderExcluir
  32. tenho uma caloi 10, comprei agora pode me ajudar a saber o ano da minha?

    ResponderExcluir
  33. Respostas
    1. Tenho uma em curitiba, quero vender, está na olx
      http://curitiba.olx.com.br/bicicleta-caloi-10-original-mesa-manetes-freios-em-aluminio-iid-760679656
      Só está a venda pois não tenho grana para restaura-la.
      Abraços

      Excluir
  34. Pessoal, ganhei essa bike da minha avó e pesquisando na net não consegui encontrar o modelo para ver como ela ficaria se restaurada! também gostaria da opinião de vocês das sugestões de alteração da bike (seria possível colocar marchas sem perder o charme?

    https://www.dropbox.com/s/ss8xewrj8u9sohp/2015-07-02%2015.59.00.jpg?dl=0

    https://www.dropbox.com/s/yhk2q56u6ph8hok/2015-07-02%2015.59.19.jpg?dl=0

    ResponderExcluir
  35. No manete de descanso, freio no guidão, na parte interna tem uma data de fabricação da peça que pode coincidir com o ano de fabricação da bicicleta

    ResponderExcluir
  36. https://www.youtube.com/watch?v=i7G1gNe-1K4

    ResponderExcluir
  37. No freio de cima tem uma inscrição ali tem ano ...de fabricação. .. ok

    ResponderExcluir
  38. Tenho uma CALOI 10 sei pelo modelo do quadro que ela é entre o ano de 1972 a 1977 o numero de série é 102473 alguém possui uma com numero aproximado e sabe o ano com exatidão para eu descobrir o da minha. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, a minha é 1977, e o chassi é 108604, de modo que a sua foi fabricada antes. Mas se o manete for diacomp, tem o ano.

      Excluir
    2. Edson, a minha é 1977, e o chassi é 108604, de modo que a sua foi fabricada antes. Mas se o manete for diacomp, tem o ano.

      Excluir
  39. MUITO OBRIGADO! COmprei hoje uma C10 por apenas 350. Toda original. Apenas penus recentes. E graças a vocês, cheguei à tão cobiçada descoberta na parte interior do manete: 04/84
    = )
    Muito obrigado. Esta dúvida já estava me deixando louco. rs.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia pessoal!!! Tenho uma claloi 10 do ano 1977, chassi 108604. É descobri tudo isso graças ao blog. Parabéns Paulo.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia pessoal!!! Tenho uma claloi 10 do ano 1977, chassi 108604. É descobri tudo isso graças ao blog. Parabéns Paulo.

    ResponderExcluir
  42. Tive uma irmã gêmea desta, lá por 1980.
    A única coisa que não me parece original nessa dai é o pezinho, que na minha era de alumínio.
    Tá linda demais! E a cor verde perolizada é esta mesmo, mas está um pouco queimada, quando nova era uma cor um pouco mais viva.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  43. Esse era o pezinho original:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-750096773-pesinho-descanso-ducor-caloi-10-_JM

    ResponderExcluir
  44. Tenho uma caloi 10 projeto para restaurar o chassis tem o numero de 164391 qual seria o ano dela.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. tenho uma bicicleta que tem a serie LC 807008, sabe me dizer se é Caloi ou Monark 10? meu e-mail é cezar_aragao@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  47. Boa noite tenho uma caloi 10 azul originalissima, foi fabricada no primeiro ano da caloi 10 no Brasil 1972, e pretendo vende la a pedida é de R$ 5.000,00 se houver alguem interessado posso mandar fotos meu tel 44 88339898 Valdir

    ResponderExcluir
  48. Acabei de comprar uma Caloi 10 para presentear o meu pai no dia dos pais. Fiquei muito feliz em ver que é um produto valorizado até hoje. Pelas dicas que deram, descobri que a bicicleta é de 1980, e que os câmbios são originais, mesinha, guidão, freios. Só a pintura que não é, e faltam as chapas com a marca. O selim e o pedal também foram trocados. Vou enviar uma foto para vocês por e-mail.

    ResponderExcluir
  49. Amigo, a minha caloi 10 que ganhei 0km em 1979, tem o quadro de no. 179456, a sua possivelmente é 80 ou 81

    ResponderExcluir
  50. Um abraço a todos que curtem bikes antigas (como eu). Queria utilizar esse espaço pra perguntar se alguém tem as seguintes peças para venda: 1º) par de abraçadeiras originais da Caloi 10, 1980, que fixam o suporte da caramanhola; 2º) blocante de selim da marca suntour. Nos sites de negócios, eu não achei! Valeu! (Att. Leandro Ataides)

    ResponderExcluir
  51. prezado, a minha caloi dez está ecrito desta forma mesmo.........caloi dez e não caloi 10 nos adesivos do quadro......deve ser muito antiga?

    ResponderExcluir
  52. Oi comprei um quadro e vou restaurar queria saber ano q foi fabricada número do quadro 191323 número q tem no freio ferradura dia compe 5583

    ResponderExcluir
  53. A minha caloi 10 é de 1980 e o número do quadro é 437308. Logo, a sua é bem mais antiga.

    ResponderExcluir